Publicado em 13 de Maio de 2018

Mensagem do Bispo Dom Dino

www.filadelfiafm.net

“A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32)

A humanidade, apesar de viver mergulhada nas mentiras, na violência e nas divisões fratricidas, está em busca da comunhão e da paz. Não é fácil encontrar o caminho certo: o egoísmo humano oferece soluções superficiais e passageiras que levam à decepção.

Por ocasião do “52º Dia mundial das Comunicações Sociais”, que sempre se celebra na Festa da Ascensão do Senhor ao céu, o Papa Francisco nos oferece diretrizes seguras e infalíveis: buscar a verdade combatendo toda e qualquer tentação de mentiras e notícias falsas (fake News) que desestabilizam a convivência humana. Guerras, violências e divisões começam sempre na facilidade com que o ser humano distorce a verdade em busca de vantagens egoístas.

Queremos acolher com gratidão o apelo do Papa que parte da promessa de Jesus: a verdade vos tornará livre! “A comunicação humana, diz Francisco, é uma modalidade essencial para viver a comunhão. Imagem e semelhança do Criador, o ser humano é capaz de expressar e compartilhar o verdadeiro, o bom e o belo”. E, depois de ter analisado as consequências negativas das “fake news” que hoje se espalham com facilidade nas redes sociais ou através de um jornalismo sensacionalista que não está interessado na verdade, mas no lucro, o Papa nos indica o caminho da realização humana: “Libertação da falsidade e busca do relacionamento: eis aqui os dois ingredientes  que não podem faltar, para que as nossas palavras e os nossos gestos sejam verdadeiros, autênticos e confiáveis. Para discernir a verdade, é preciso examinar aquilo que favorece a comunhão e promove o bem… A verdade não se alcança autenticamente quando é imposta como algo de extrínseco e impessoal: mas brota de relações livres entre as pessoas, na escuta recíproca”.

Nesta ocasião quero fazer um apelo aos Padres e a todos os agentes pastorais:  vamos valorizar e fortalecer as equipes paroquiais da PASCOM convidando a PASCOM Diocesana para oferecer formação nas comunidades. E, neste ano, teremos mais um desafio: acolher o 6º MUTICOM do Regional NE II que se realizará em Caruaru nos dias 19 a 21 de outubro. Será uma oportunidade de divulgar a nossa ação evangelizadora que, depois de 70 anos, oferece o fruto dos seus trabalhos marcados pelo amor à verdade e pela busca de uma comunicação que constrói a comunhão!

Ó Trindade Santa, vos louvamos a agradecemos!

Dom Bernardino Marchió

Bispo Diocesano

Veja tambem: