Publicado em 15 de Maio de 2017

Jataúba

Movimento para transposição do São Francisco para perenizar o Capibaribe será realizado em Jataúba

No dia 27 deste mês, haverá um movimento em Jataúba, no Agreste do Estado, para tornar o Rio Capibaribe perene. O Movimento pela Transposição do Eixo Leste do Rio São Francisco para Perenização do Rio Capibaribe visa levar água para 1,5 milhão de pessoas.

Os integrantes do movimento pretendem garantir apoio político para a execução de um canal de aproximadamente 25km para levar as águas do Velho Chico até o Capibaribe. “A água vai cair na barragem de Poço Fundo, que abastece as cidades de Jataúba e Santa Cruz, para seguir para Jucazinho, que abastece outras 17 cidades, incluindo Caruaru, Bezerros e Gravatá”, explica o idealizador do movimento, o empresário Geo Caldas.

De acordo com o deputado estadual Romário Dias (PSD), a ideia é de extrema importância por amenizar a situação de seca que assola Pernambuco. “Iremos levar a ideia ao governador Paulo Câmara e ao presidente da Compesa, Roberto Tavares. Além de garantir mais água para a população, esse projeto pode ainda ajudar na navegabilidade do Rio Capibaribe”, detalha o parlamentar.

Veja tambem: